sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ESTUDANTE À DISTÂNCIA


O que significa ser estudante à distância, não sabemos se usar essa terminologia é a mais adequada para descrever essa modalidade de ensino, pois dá a entender que exista uma contraposição entre estudo presencial e  à distância e sabemos que não é bem assim.

Ser estudante é uma atitude que requer esforços por parte do aprendente e toda a equipe que faz parte desse projeto de ensino. Estudar neste sentido, significa construir ao longo do curso, atitudes e práticas que o levem a expansão de seus conhecimentos, o que implicará na expansão e ressignificação de seus conhecimentos anteriores.

O “estar em uma universidade” tem implicações em vários setores na vida do estudante como no âmbito pessoal, social, profissional e político o que repercuti em todo o desenvolvimento do curso, cabendo a ele definir quais são suas prioridades para que este momento acadêmico seja aproveitado o máximo possível.

Esta atitude de responsabilidade perante os estudos perdura não só no período universitário, mas durante toda sua vida, agarrar ou não essa oportunidade de investir nos estudos é algo a ser pensado e repensado pelo estudante considerando que haverá mudanças significativas em sua prática profissional e sua vida.

De forma mais abrangente, podemos considerar que ser estudante não é apenas um momento acadêmico, mas sim uma atitude a ser construída ao longo da vida, sobretudo porque implica em uma atividade não só cognitiva, mas também afetiva e corporal, durante toda a vida, desenvolvendo no ser humano qualidades como autoconhecimento, autonomia e auto-organização.

Temos que falar também que estudar tem várias conotações em suas diferentes formas, como por exemplo o estudante e a estudante que têm aspectos diferenciais característicos de cada gênero que traz em si característica peculiares que às vezes os distanciam ou os aproximam em suas práticas estudantis.

Mas em relação a ser um aluno à distância, que implicações nos trazem realmente? A educação ela se realiza em vários âmbitos educação ambiental, educação para o trânsito, educação tradicional e agora educação à distância, não podemos nos ater nos adjetivos e sim avaliar as relações educação e professor que são bem significativas para a realização da aprendizagem.

A educação como ato de encontro e convivência deve ser bem vivida permitindo que se alcance vários olhares e percepções acerca da mesma para que os objetivos acadêmicos  sejam realmente alcançados.



( Juliana D`Aparecida Souza Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário