segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O PROFESSOR E O LIVRO DIDÁTICO


                                                      
                                                                Juliana Silva

Diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas, a educação vem passando por uma diversidade de transformações, dentre estas os avanços ocorridos na LDB, os quais foram bastante significativos nesta área. Este parâmetro educacional traz uma variedade de artigos, os quais elencam as atribuições necessárias à atuação docente. Neste contexto, o papel do professor, o qual já passou por diversos paradigmas, hoje necessita atender às necessidades dos alunos, tais como a importância do cidadão crítico capaz de atuar continuamente dentro da sociedade na qual vive.
Assim, é necessário um professor que desenvolva as competências necessárias à atuação docente, considerando o parâmetro ação - reflexão - ação. Já não existe mais espaço para os profissionais que antes detinham - se apenas em repassar os conhecimentos para seus alunos, faz-se necessário um profissional capaz de ter uma visão ampla e bem delineada acerca de todo o processo educacional, para que o mesmo possa alcançar o real desenvolvimento do aluno.
Para se chegar ao desenvolvimento necessário, o professor precisa estar em constante processo de aprendizagem, ou seja, é necessária uma formação continuada a qual contemple a diversidade de conhecimentos apontados para um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, políticas públicas para a capacitação docente são cada vez mais reivindicadas. Como frutos destas necessidades cada vez mais estão sendo expandidas as oportunidades de capacitação para estes profissionais tanto na modalidade à distância, como também na presencial.
O professor figura como ator principal na construção do conhecimento, tendo por base sua proximidade junto ao aluno, o que faz com que o mesmo influencie de forma direta nas aprendizagens e construções de conhecimento, momento no qual impera uma relação de troca em habilidades e competências construídas no decorrer das aulas.
 Nesta perspectiva, podemos falar de um material amplamente difundido, que é o livro didático, o qual tem uma parcela de contribuição significativa neste processo de ensino-aprendizagem e vem sendo muito utilizado pelos professores em suas práticas. Valendo salientar a necessidade de que este material seja escolhido dentro da escola, para que o mesmo possa atender às necessidades dos alunos de cada localidade, pois sabemos bem que cada região tem suas particularidades, as quais necessitam serem respeitadas.
Os professores, em sua maioria, fazem uso de livros didáticos constantemente em suas práticas, pois há muitos anos, este é um dos poucos recursos a eles disponibilizados, só sentem por muitas vezes, não serem o que chegam na escola. Em virtude de vários fatores, principalmente o de que estes livros dificilmente abordam todos os conteúdos necessários, àquele determinado nível educativo, são utilizados em auxílio a este material, outros livros dos quais são retirados algumas partes necessárias a complementação do material utilizado em sala. Enfim, precisamos analisar melhor as relações construídas entre esses fatores importantes nesse processo de ensino- aprendizagem.

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