Juliana Silva
“O ato de brincar leva as crianças a se colocarem como maiores do que realmente são, resolvendo seus conflitos e articulando estratégias para entendimento do mundo adulto em que mobilizam as suas percepções e imaginação. Nesse sentido, a brincadeira pode ser geradora de zonas de desenvolvimento proximal, pois, ao brincar a criança age no mundo imaginário que, por sua vez, pode refletir padrões das práticas culturais do seu entorno. É, portanto, através do ato de brincar que as referências culturais são recriadas pela criança, pois o exercício da imaginação transforma o real em função dos interesses afetivos e/ ou cognitivos.”( PONTES, p.70)
A música na Ponte da Vinhaça, a qual fala em diversas profissões, proporciona as crianças trabalharem imitações, além de cantar a música, as crianças participam fazendo gestos e movimentos para representar as profissões. Atividades estas fundamentais para o desenvolvimento das mesmas.
SUGESTÃO DE MÚSICA:
Na Ponte da Vinhaça
Lá na ponte da Vinhaça
Todo mundo passa.
Lá na ponte da Vinhaça
Todo mundo passa.
As lavadeiras fazem assim.
As lavadeiras fazem assim.
Assim, assim,
assim, assim,
assim, assim
Lá na ponte da Vinhaça
Todo mundo passa.
Lá na ponte da Vinhaça
Todo mundo passa.
As costureiras fazem assim.
As costureiras fazem assim.
Assim, assim,
assim, assim,
assim, assim
BIBLIOGRAFIA
VIEIRA, Ana L. X...[ et al.] ; Org: MELO, José. P. de, PONTES, Gilvânia M. D. de
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