sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Pedagogo na atualidade


Pensar uma escola de qualidade para todos, implica pensar também na figura do professor, personagem de total relevância para a efetivação do processo educacional. Assim, cuidar de seu desenvolvimento, torna-se um imperativo para os diferentes sistemas de ensino, seja público ou privado.

Neste sentido, surge a necessidade de um trabalho mais voltado à construção profissional do pedagogo. Faz-se mister dar condições para uma  formação inicial desse profissional do ensino de forma efetiva.

A formação necessária à prática docente, não se prende somente ao aspecto técnico do ato de ensinar, ao contrário, é preciso que a mesma garanta uma maior amplitude de sua atuação  (carreira docente, condições de trabalho, entre outros). Esses aspectos são essenciais para uma formação sólida que atenda também aos ideais de uma escola participativa.
           
Sabemos que esta realidade não é fácil, o professor além de ter uma edificação técnica consistente, necessita refletir cotidianamente sobre sua prática, para saber se suas atitudes perante a turma são condizentes com as necessidades de seus alunos. É preciso um conhecimento abrangente, principalmente para lidar com turmas tão heterogêneas.

No caso mais específico da formação do professor para atuar no ensino fundamental menor, além desses conhecimentos profissionais básicos, o mesmo deve desenvolver uma dinâmica pedagógica, de modo a contribuir para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que abrangem diferentes necessidades, as quais sendo detectadas no início da vida escolar, provavelmente serão  superadas ou amenizadas.

É importante considerar o curso de Pedagogia como realização  edificadora do professor para atuar na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, níveis esses que se podem mais favoravelmente intervir no desenvolvimento das crianças.

Tudo isto, possibilitará uma perspectiva de sucesso maior do profissional, promovendo junto às crianças o sentimento de respeito à diversidade, alimentando um ideal de uma sociedade menos preconceituosa reforçando nas mesmas uma constituição sintonizada com várias realidades atendendo aos diferentes contextos que compõem a dinâmica educacional.

                               Juliana D`Aparecida Souza Silva

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